Para consulta de linhagens disponíveis no acervo acesse o Catálogo Online (SpeciesLink) ou envie email para a curadora Dr. Derlene Attili de Angelis derlene@cpqba.unicamp.br ou para a CBMAI cbmai@cpqba.unicamp.br.
O acervo da CBMAI é direcionado para linhagens microbianas de aplicação biotecnológica, educacional, taxonômica (linhagens de referência e linhagens tipo) e contém material biológico restrito aos grupos de risco 1 e 2 (de acordo com a classificação da Organização Mundial de Saúde – OMS). Organismos geneticamente modificados (OGMs) são aceitos para depósito quando se enquadrarem nos grupos 1 ou 2 da classificação brasileira (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança – CTNBio).
A preservação das linhagens do acervo microbiano da CBMAI é realizada por métodos internacionalmente recomendados e a sua qualidade é assegurada mediante autenticação, viabilidade e pureza, os quais são realizados como rotina na Coleção. A autenticação das linhagens do acervo é realizada por métodos de taxonomia molecular e/ou taxonomia convencional visando confirmação e validação de suas identidades. Quanto aos testes de viabilidade e pureza, estes são realizados na ocasião do depósito da linhagem e quando a cultura solicitada é reativada para envio ao cliente.