Depósito de Culturas

A CBMAI continuamente expande seu acervo, encorajando o depósito de linhagens microbianas derivadas de projetos de pesquisa acadêmica ou de importância industrial e ambiental. Solicitações de depósito são submetidas a uma análise prévia pela CBMAI para verificação de enquadramento no escopo do acervo e nos níveis de biossegurança da Coleção.

O acervo da CBMAI é direcionado para linhagens microbianas de aplicação biotecnológica, educacional, taxonômica (linhagens de referência e linhagens tipo) e contém material biológico restrito aos grupos de risco 1 e 2 (de acordo com a classificação da OMS). Organismos Geneticamente Modificados (OGM) são aceitos para depósito quando se enquadrarem nos grupos 1 ou 2 da classificação brasileira (CTNBio).

A preservação das linhagens do acervo da CBMAI é realizada por métodos de liofilização, ultracongelamento e água (Castellani), de acordo com as normas internacionalmente recomendadas. Sua qualidade é assegurada mediante viabilidade, pureza e ensaios de autenticação, os quais são realizados como rotina na coleção. A autenticação das linhagens do acervo é realizada por métodos de taxonomia molecular e/ou taxonomia convencional visando confirmação e validação de suas identidades. Ensaios de viabilidade e pureza são realizados na ocasião do depósito da linhagem e quando a cultura solicitada é reativada para envio ao cliente.

A CBMAI oferece quatro modalidades de depósito:

  • Depósitos confidenciais: tanto a cultura como a informação associada são processados e armazenados em sigilo, independente do acervo da coleção pública.
  • Depósito aberto: nesta categoria as culturas e a informação associada às mesmas são disponibilizadas em nosso catálogo online, podendo ser acessadas pelo público.
  • Depósito fechado: culturas de acervos temáticos são estruturados mediante parcerias científicas, com acesso limitado aos envolvidos no convênio.
  • Depósito restrito: a cultura e a informação associada são processados e armazenados em sigilo durante um período definido, para atender a uma condição específica (como descrição de nova espécie; pedido de patente, proteção dos resultados de uma pesquisa), antes de passarem ao depósito aberto.

Mais detalhes:

• Depósito Aberto (acervo de acesso público): Compreende os materiais biológicos e as informações associadas de livre acesso para a indústria e comunidade científica. Este material pode ser solicitado por pesquisadores e instituições nacionais e estrangeiras para fins de pesquisa e aplicações específicas, segundo a Legislação vigente para acesso ao Patrimônio Genético Nacional e Conhecimento Tradicional Associado, Lei Nº 13.123, de 20 de maio de 2015. Para os casos de culturas que fazem parte de pesquisas em andamento, cujas publicações ainda não foram efetivadas, existe a possibilidade de restringir ao acesso público (depósito aberto com restrição) por até dois anos. Esta solicitação deve ser feita pelo depositante via e-mail na ocasião da solicitação do depósito. Depois deste período a cultura será disponibilizada no catálogo online da coleção.

• Depósito Confidencial (depósito sigiloso): A CBMAI também recebe material biológico para depósitos de segurança, de caráter sigiloso, mediante pagamento anual, acordado no ato da assinatura do contrato. Na categoria de depósito confidencial, o depositante tem direito a um repique/liofilizado por ano, caso seja solicitado, mediante o pagamento em dia da taxa de anuidade. Tanto o material como a informação associada são processados e armazenados sob confidencialidade e mantidos independentemente do acervo da coleção pública. O não pagamento de até 2 anuidades consecutivas, dá a CBMAI a autonomia para disponibilizar a linhagem no catálogo online da coleção.

Ao final do processo de depósito, o depositante receberá uma amostra (repique ativo ou liofilizado) do microrganismo depositado (cultura de direito do depositante) juntamente com a carta de depósito e o acrônimo da linhagem na CBMAI.

Importante: o depósito de uma cultura na CBMAI só poderá ser concluído após assinatura do Contrato de Serviço e do preenchimento do Formulário de Depósito. Para tanto, o cliente deve encaminhar e-mail para o curador da coleção, Dra. Derlene Attili de Angelis (derlene@cpqba.unicamp.br), contendo a solicitação do depósito, a identificação taxonômica, a origem do material biológico a ser depositado, e uma breve justificativa para o depósito na CBMAI. O nome da Instituição/Empresa à qual o cliente está afiliado e o número do telefone devem estar contidos no e-mail encaminhado.

Consulte a Curadoria para informações sobre valores dos depósitos aberto e confidencial.

Para acessar os documentos de Depósito online clique aqui.