Depósito de Culturas

A CBMAI continuamente expande seu acervo, encorajando o depósito de linhagens microbianas derivadas de projetos de pesquisa acadêmica ou de importância industrial e ambiental. Solicitações de depósito são submetidas a uma análise prévia pela CBMAI para verificação de enquadramento no escopo do acervo e nos níveis de biossegurança da Coleção.

O acervo da CBMAI é direcionado para linhagens microbianas de aplicação biotecnológica, educacional, taxonômica (linhagens de referência e linhagens tipo) e contém material biológico restrito aos grupos de risco 1 e 2 (de acordo com a classificação da OMS). OGMs são aceitos para depósito quando se enquadrarem nos grupos 1 ou 2 da classificação brasileira (CTNBio).

A preservação das linhagens do acervo da CBMAI é realizada por métodos de liofilização, ultracongelamento, óleo mineral e água (Castellani), de acordo com as normas internacionalmente recomendadas. Sua qualidade é assegurada mediante testes de autenticação, viabilidade e pureza, os quais são realizados como rotina na coleção. A autenticação das linhagens do acervo é realizada por métodos de taxonomia molecular e/ou taxonomia convencional visando confirmação e validação de suas identidades. Testes de viabilidade e pureza são realizados na ocasião do depósito da linhagem e quando a cultura solicitada é reativada para envio ao cliente.

A CBMAI oferece duas modalidades de depósito:

• Depósito Aberto (acervo de acesso público): Compreende os materiais biológicos e as informações associadas de livre acesso para a indústria e comunidade científica. Este material pode ser solicitado por pesquisadores e instituições nacionais e estrangeiras para fins de pesquisa e aplicações específicas, segundo normas de utilização definidas pela Convenção de Diversidade Biológica e pela Medida Provisória 2186-16, de 23 de agosto de 2001. Para os casos de culturas que fazem parte de pesquisas em andamento, cujas publicações ainda não foram efetivadas, existe a possibilidade de restringir ao acesso público (depósito aberto com restrição) por até dois anos. Esta solicitação deve ser feita elo depositante via e-mail ou fax na ocasião da solicitação do depósito. Depois deste período a cultura será disponibilizada no catálogo online da coleção.

Visando atender ao disposto na Medida Provisória 2186-16, no que se refere à garantia da repartição de benefícios derivados da utilização do material biológico pertencente ao patrimônio genético nacional, o depositante deverá assinar o Formulário de depósito onde consta a “Autorização de estabelecimento de TTM” permitindo que a CBMAI firme o Termo de Transferência de Material (TTM) com um cliente que esteja interessado na aquisição de sua linhagem. O comprador da linhagem CBMAI deverá informar ao curador desta coleção o valor comercial resultante do desenvolvimento de qualquer produto ou processo da linhagem em questão, ficando de responsabilidade da coleção a rastreabilidade do depositante do material biológico para assinatura do contrato de repartição de benefícios entre as partes.

• Depósito Confidencial (depósito sigiloso): A CBMAI também recebe material biológico para depósitos de segurança, de caráter sigiloso, mediante pagamento anual. Tanto o material como a informação associada são processados e armazenados sob confidencialidade e mantidos independentemente do acervo da coleção pública.

Ao final do processo, tanto no depósito aberto quanto confidencial, o depositante receberá uma amostra (repique ativo ou liofilizado) do micro-organismo depositado (cultura de direito do depositante). Na categoria de depósito confidencial, o depositante tem direito a um repique/liofilizado por ano, caso seja solicitado.

Importante: o depósito de uma cultura na CBMAI só poderá ser concluído após assinatura do Contrato de Serviço e do preenchimento do Formulário de Depósito. Para tanto, o cliente deve encaminhar e-mail para o curador da coleção, Dra. Derlene Attili de Angelis (derlene@cpqba.unicamp.br), contendo a solicitação do depósito, a identificação taxonômica, a origem do material biológico a ser depositado, e uma breve justificativa para o depósito na CBMAI. O nome da Instituição/Empresa à qual o cliente está afiliado e o número do telefone e do fax devem estar contidos no email encaminhado.

Consulte a Curadoria para informações sobre valores dos depósitos aberto e confidencial.

Para acessar os documentos de Depósito online clique aqui.