A CBMAI fornece linhagens microbianas para instituições públicas e privadas que possuem infraestrutura e pessoal especializado para manipulação de micro-organismos. Por razões de segurança e saúde pública, as linhagens não podem ser enviadas para endereços particulares.
No caso da cultura solicitada pertencer ao patrimônio genético nacional, o Termo de Transferência de Material (TTM) deverá ser assinado pelo solicitante e retornado à CBMAI pelo correio.
Em casos específicos de linhagens de risco biológico 2, a solicitação deverá incluir uma breve explanação da utilização pretendida para o material solicitado, assinada pelo solicitante e/ou profissional qualificado e autorizado a manipular a linhagem requerida, além do “Termo de concordância do cliente para grupo de risco 2 (TCC)” assumindo os riscos e responsabilidades associadas ao recebimento, manipulação, armazenamento e uso dos micro-organismos/material em questão. Ademais, a CBMAI verificará se o solicitante se adequa às normas necessárias para receber e manipular o micro-organismo de risco biológico 2. O envio da cultura de será feito por meio de courier, em embalagem apropriada, e os custos serão arcados pelo solicitante. A linhagem, poderá também, ser retirada pessoalmente pelo solicitante.
O envio de linhagens de organismos geneticamente modificados (OGMs) no país é realizado apenas para laboratórios credenciados pela CTNBio, adequados à classificação do material. Neste caso, o número do Certificado de Qualidade em Biossegurança – CQB do laboratório deverá ser informado na solicitação do material.
As culturas (linhagens) CBMAI serão distribuídas na forma de ampolas liofilizadas, ou alternativamente, na forma de repique ativo.
A aquisição de culturas CBMAI disponíveis ao acesso público só poderá ser efetivada após assinatura do Contrato de Serviço, bem como do TTM. No caso da cultura pertencer ao grupo de risco 2, o termo de concordância do cliente – TCC, também deverá ser assinado.
Para adquirir uma cultura, favor entrar em contato pelo e-mail (derlene@cpqba.unicamp.br ou cbmai@cpqba.unicamp.br).